Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Novos temas e um velho desafio  

O movimento estudantil tem sido, se não o berço de muitos políticos, a porta de entrada para os jovens se interessarem pela política. A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), “nasceu” politicamente desse meio. E, se antes a luta de classes e questões mais aprofundadas, como as temáticas do economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx, agora o movimento de estudantes simplificou e ampliou o discurso.


Segundo o presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Flávio Vinicius Vasconcelos, temáticas como meio ambiente, diversidade sexual, políticas para mulheres, etno-racial, esporte, solidariedade internacional e políticas para a juventude têm estado no centro das discussões.



Dávilo de Lima Ferreira, secretário geral do DCE da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da juventude do PSTU, defende que o movimento estudantil pode ajudar na consciência política de muitos jovens. Daí ser um celeiro de “novos talentos” na política.


Fonte: O Povo online

MATÉRIAS RELACIONADAS:

2 Comentários:

  • Niara Farias  
    22/02/2011 10:28

    Boa colocação do Flavio!! São temas que estão na pauta do dia dos estudantes. Pode ser o velho desfio, mas a classe estudantil nunca se esquivou da luta!! Vamo vamo, que temos que "TRANSFORMAR O SONHO EM REALIDADE"

  • Flávio Vinícius  
    23/02/2011 16:45

    Na verdade, não foi bem assim que expus as novas lutas do movimento estudantil. Até falei bastante sobre a questão do financiamento da educação (10% do PIB e 50% do Pré-sal) e sobre a reforma universitária. Quando tratei dessas novas temáticas, não foi em substituição das demandas tradicionais, mas como forma de complementá-las. Outra questão que deixei bem clara foi a respeito do debate sobre um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil, reafirmando nosso horizonte socialista.

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.