Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Os Estudantes Cearenses e a Guerrilha do Araguaia  

Em homenagem aos estudantes cearenses que lutaram na Guerrilha do Araguaia contra a Ditarura Militar, a UJS de Fortaleza exibirá o filme Araguaia - Conspiração do Silêncio, do diretor Ronaldo Duque. O filme narra a trajetória dos militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que lutaram nas selvas do Araguaia, na decada de 70, contra o regime militar. Logo após a exibição, haverá um debate sobre o movimento estudantil na década de 60 e 70 no Ceará com Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), estudante da UFC e ativista do movimento estudantil daquele período.

Essa atividade tem como objetivo rememorar um dos momentos mais dramáticos da história do Brasil que foi a Ditadura Militar. Ao memos tempo, é uma oportunidade de homenagear os patriotas que tombaram na luta contra esse regime, a exemplo do cearense Bergson Gurjão, cuja ossada foi identificada recentemente pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) do Governo Federal.

Para a direção municipal da UJS de Fortaleza, exaltar a trajetória desses jovens que doaram suas vidas para a luta contra as injustiças é uma forma de manter erguida a bandeira da liberdade. Mais do que destacar seus atos, cabe a nossa juventude seguir o exemplo desses verdadeiros herois brasileiros para que as gerações futuras possam comemorar nossas conquistas e não mais chorar pela violência sofrida como em outros tempos.

Data: Sábado - 08 de Agosto
Local: Sede da UJS - Av. da Universidade - 3107
Horário:
14h00 - Filme: Araguaia - Conspiração do Silêncio
15h30 - Debate: O Movimento Estudantil na década de 60 e 70 no Ceará
Debatedores: Carlos Augusto Diógenes (Patinhas)

MATÉRIAS RELACIONADAS:

3 Comentários:

  • Flavio Vinícius  
    06/08/2009 15:42

    Merecida essa homenagem aos estudantes cearenses que tombaram na luta contra a ditadura. Nossa hidtória está cheia de herois não reconhecidos, pq ela é contada pela elite. Temos que construir nossa história a partir das lutas do povo.

  • Niara...  
    06/08/2009 15:46

    Esse momento pra nossa Juventude é muito importante, principalmente para a Juventude Cearense!Espero que todos se sintam convidados a participar da atividade!!
    Saudaçoes Socialistas!!

  • Inácio Carvalho  
    07/08/2009 00:41

    Uma bela iniciativa da minha querida e combativa UJS. Pena não pode participar presente por estar viajando. Vou ficar aqui "lambendo os beiços".

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.