Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

40 anos de Woodstock - 3 Dias de Paz & Música  

Entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, há 40 anos atrás, aconteceu um dos maiores festivais de música da história, "Woodstock - Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música". O evento reuniu cerca de 500 mil jovens na cidade de Bethel, interior de Nova York e foi um marco dos protestos no final da década de 60 contra a guerra imperialista do Vietnã e por Direitos Civis nos EUA.

O ápice da Contracultura e do Movimento Hippie contou com grandes perfomances de bandas e artistas da época, Jimi Hendrix, Grateful Dead, Joan Baez, Janis Joplin, Santana, The Who e outros grandes nomes da música (bons tempos aqueles!).

E tudo isso foi eternizado no tempo no filme "Woodstock", dirigido por Michael Wadleigh, ganhador do Oscar de melhor documentário em 1971. Altamente recomendado para conhecer a mágica daqueles 3 dias de Sex, Drugs and Rock n'Roll, compreendidos para além do clichê alienante em que a expressão hoje repousa, respectivamente como a busca pela liberação sexual, a expansão dos níveis de consciência e o engajamento político através da arte.

O festival teve muitas apresentações quase sobrenaturais de tão marcantes, dentre todas o meu momento predileto é quando Joe Cocker canta, de maneira alucinada, sua versão da música dos Beatles, "A Little Help From My Friends".


Que os 40 anos de Woodstock nos faça lembrar que a luta para libertar o homem de toda forma de opressão continua, um mundo de paz e amor é possível, só não podemos deixar o sonho morrer.

De Fortaleza,
David Aragon.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

2 Comentários:

  • francoemblog  
    18/08/2009 05:15

    Muito bom o Artigo.

    Reviver toda quela atmosfera novamente é difícila ,mais permanece a essÊncia de mudar de se inconformar de lutar por um mundo melhor.


    Escrevi um artigo sobre Woodstock também.

    Visite-me quando puder.
    http://francoemblog.blogspot.com/2009/08/festival-woodstock-40-anoshoje-e-dia-de.html


    Abrahh

  • David Aragon  
    18/08/2009 08:25

    Obrigado pelo comentário Franco, a repercussão que a data vem tendo entre os blogs de todo o país é mais uma prova de que o sonho continua vivo. Vou dar uma checada no seu artigo.

    Abs!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.