Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

25 anos da UJS: plenária nacional traçará calendário de comemorações  

A plenária nacional da UJS, que está convocada pela executiva para os dias 8 e 9 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, abordará uma série de temas que nortearão as atividades neste segundo semestre, dentre os quais se destaca o plano de comemorações dos 25 anos da entidade. A ideia a ser debatida é transformar setembro no mês de comemorações do aniversário, estabelecendo uma agenda com atividades nacionais e locais.

"Existem datas na história de uma Organização que são marcantes e os 25 anos são uma delas. Não existe no Brasil uma experiência de entidade política juvenil, com as características da UJS, que tenha sido tão longeva e tão exitosa. Por isso, há muito o que comemorar", diz Marcelo Gavião, presidente nacional.

"Além disso, hoje a UJS é uma entidade com forte presença em vários setores de atuação da juventude. Essa data deve ser um momento para mostrar força e divulgar nossas ideias para a sociedade, filiar milhares de jovens. Enfim, é uma ocasião para realizarmos atividades externas, ocuparmos ruas e praças, demonstrar o lastro político que temos e ampliar nossas relações", finaliza Gavião.

25 (anos) na cabeça

O jubileu de prata não pode mesmo sair da cabeça da militância nesse segundo semestre, por isso ele será lembrado por todos os meios. O site da UJS deverá trazer novidades alusivas ao tema no próximo período, de maneira que o filiado possa relatar suas experiências vinculadas à entidade, enviar vídeos que relatem atividades de comemoração ou mesmo iniciativas pessoais de amor à União da Juventude Socialista.

Deverão ainda ser contempladas no plano, a execução de duas atividades nacionais - uma em Brasília e outra em São Paulo -, além da indicação de que sejam realizadas atividades (passeatas, panfletagens, bandeiraços, sessões solenes em Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas) em todos os estados.

Congresso da UBES: principal batalha do semestre
Ao lado das atividades relacionadas ao aniversário, o desafio central dos jovens socialistas nesse segundo semestre será a mobilização para o Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

Como medida para tornar a UBES uma entidade ainda mais presente na vida dos estudantes e na sociedade e ampliar sua capacidade de mobilização, o processo de eleições de delgados foi modificado no último CONEG.

Agora, as eleições serão realizadas em urna em cada escola, o que representa um desafio novo, que demandará esforço, recursos humanos e materiais e muita concentração do coletivo militante e das direções. Por isso, outra importante pauta da plenária será a pormenorizada discussão do plano para este 39º Congresso da UBES.

Projeto Organizativo e mudanças na direção

Para que estes objetivos sejam alcançados será também debatida a atualização do projeto organizativo da UJS à luz das novidades no cenário político, além de apreciadas as propostas de alterações na direção nacional.

Também estarão na pauta da plenária nacional o balanço do congresso da UNE e o debate sobre a Conferência Nacional de Comunicação, sendo que este deve ser transformado em conferência livre, como parte das mobilizações para a democratização dos meios de comunicação.

Candidaturas para receber o 15º Congresso

Novidade para a próxima edição do Congresso da UJS, foi aprovada na última reunião da Direção Nacional a possibilidade de que cidades interessadas se candidatem a receber o evento. Dessa forma, além de antecipar os contatos para viabilizar a estrutura, é possível que direções estaduais e municipais compartilhem responsabilidade com a nacional no esforço de construção da etapa final do Congresso.

Rio de Janeiro e Salvador manifestaram interesse em ser "cidade-sede" e já elaboram seus planos, buscando viabilizar alternativas de espaço para as atividades, alojamento e alimentação dos participantes. A plenária nacional deve endossar as candidaturas e indicar à executiva nacional a possibilidade de acompanhar o desenrolar dos projetos para posterior tomada de decisão.

Critérios de participação na Plenária

Os delegados à Plenária Nacional serão aqueles (as) estipulados pelos critérios estatutários aprovados no 14º Congresso, conforme o artigo 18º:
a) membros da Direção Nacional;
b) os (as) presidentes estaduais;
c) 01 (um) membro de cada Coletivo Nacional da UJS eleito por sua respectiva coordenação;
d) 01 (um) representante de cada estado, os quais devem ser eleitos em fóruns ou instâncias estaduais.

Nos estados em que o presidente estadual for membro da Direção Nacional, o número de representantes sobre para 02 (dois).

Fonte: Site da UJS

MATÉRIAS RELACIONADAS:

1 Comentário:

  • Gustavo Justa  
    15/08/2009 20:53

    Quais os planos da Direção Estadual para comemorar esse marco? Algum evento em mente? Alguma data definida?

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.