Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

UJS confirma vitória e elege Augusto para presidir a UNE e "aprofundar as mudanças"  

Ao obter 72% dos votos e eleger, no último domingo, em Brasília, o presidente da UNE para o próximo biênio, a chapa "Aprofundar as Mudanças" alcançou um feito histórico para o movimento estudantil. Ao final da gestão de Augusto Chagas, em 2011, a União da Juventude Socialista terá completado 20 anos à frente da entidade.

O fato foi confirmado com os 2018 votos obtidos pela coalizão que baseou suas propostas na luta pela vitória das forças progresistas em 2010. O resultado foi suficiente para a conquista da maioria das diretorias da entidade na próxima gestão.

Militante da UJS e do movimento Da Unidade Vai Nascer a Novidade, o estudante da USP Augusto Chagas assume a entidade com desafios de pressionar pela aprovação da proposta de Reforma Universitária elaborada pela UNE, mobilizar a base da UNE para discutir e apoiar um projeto de desenvolvimento que contemple os anseios populares nas eleições presidenciais e fortalecer ainda mais a rede do movimento estudantil na luta pelos interesses dos estudantes.

A soma de forças que levou à vitória contou com os movimentos Da Unidade Vai Nascer a Novidade (UJS e independentes), Mutirão (Juventude Pátria Livre), Kizomba (Democracia Socialista), JSB, JS-PDT, JMDB e Mudança e conquistou 2018 votos, obtendo 13 dos 17 postos na executiva da entidade.

Em segundo lugar ficou a chapa "Oposição de Esquerda", que congrega correntes ligadas ao PSol e ao Partido Comunista Revolucionário (PCR), com 410 votos e dois cargos na executiva. A terceira colocada reuniu, "MUDE", que reuniu as correntes petistas Construindo um Novo Brasil (CNB), Articulação de Esquerda e O Trabalho, conquistou o apoio de 354 delegados e obteve também dois postos. Outras três chapas ainda forma inscritas e tiveram, juntas, 20 votos, enquanto foram cinco os nulos e dois os votos em branco.

Em seu discurso de candidato, Augusto Chagas exaltou a coragem do movimento estudantil em não se dobrar perante as adversidades e enfrentar de maneira altiva às perseguições a que estão sujeitos os que dedicam esforços pela construçãode uma nação melhor. "Uma saudação àqueles e àquelas que acreditaram num novo país, que não se confundiram diante do momento político que vive o Brasil e que não se pautaram pela opinião das elites e seus meios de comunicação e que não se acovardaram diante das dificuldades e ousaram lutar por um mundo melhor", falou.

Vitória da militância

Antes de entrarem no ginásio para a eleição da nova diretoria, delegados e delegadas do movimento "Da Unidade", o maior presente no Congresso, e militantes da UJS realizaram uma plenária que retratou o esforço dedicado durante a campanha e dedicou a esperada vitória ao desprendimento dos jovens socialistas que a construíram.

Para Marcelo Gavião, presidente da UJS, "esse congresso tem a gota de suor de todos os militantes, que tanto trabalham para materializar as ideias e a política da UJS, aceitam ser deslocados de seus estados e, muitas vezes, passar dificuldades em lugares que não conhecem, mas o fazem com a certeza de que lutam por um Brasil melhor e mais justo para todos".

As mulheres no comando

Outro fator a ser destacado na bancada do movimento Da Unidade Vai Nascer a Novidade é o papel das mulheres. Elas são presidentes nas entidades estaduais de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Amazonas e, neste Congresso, tinham sua principal representação em Lúcia Stumpf, presidente da UNE na gestão cessante.

Lúcia, aliás, na plenária citada, foi efusivamente homenageada pelo seu desempenho à frente da UNE nos últimos dois anos.

Congresso representativo e politizado

Este 51º Congresso entra para a história como o mais representativo da UNE: com 5250 delegados eleitos (3001 deles estiveram no Congresso, mesmo em período de férias), representou com suas eleições os alunos de 92% das instituições de ensino superior brasileiras.

A programação contou com o I Encontro de Estudantes do ProUNI e teve a presença do presidente Lula, única vez em que um primeiro mandatário da República participou do Congresso. Aconteceu também um grande ato político, que reuniu estudantes, sindicalistas e representantes de outros movimentos sociais, em defesa da Petrobras e do petróleo, com ênfase na luta para que os recursos da camada de pré-sal, recentemente descobertos, fiquem sob controle nacional e sejam utilizados para atender às demandas sociais do povo brasileiro.

Fonte: Site Nacional da UJS

MATÉRIAS RELACIONADAS:

4 Comentários:

  • Niara  
    24/07/2009 09:31

    O nome da nossa chapa ñ poderia ser melhor."Aprofundar as mudanças" é com muita convição que essa nova gestão vai ter um papel deciso de aprofundar conquistas já iniciadas, como garatir a meia entrada, reconstrução da sede da UNE e pricipalmente aprovar o projeto de reforma universitaria.Essa gestão que se encerra esta de parebens , colocamos o nosso bloco na rua e contruimos com muita unidade a novidade.Agora que a NOVIDADE CHEGOU prescisamos divulgar e contrui lá em cada faculdade e universidade do nosso ceara.A todos os ceareses do movimento da Unidade vai nascer a novidade , desejo força para continuar na Luta!!
    saudaçoes socialistas!!

  • Flavio Vinicius  
    24/07/2009 11:54

    Estamos vivendo um momento decisivo nos rumos do nosso País. O aprofundamento das mudanças depende da nossa capacidade de mobilizar a juventude em torno das pautas desenvolvimentistas, sobretudo a defesa do Pre-sal. Isto passa pelas eleições de 2010. Dessa forma, não podemos vacilar, precisamos defender a todo custo a consolidação e o aprofundamento desse processo iniciado em 2002 com a chegada de Lula ao governo.

  • Rudiney  
    27/07/2009 15:42

    Parabéns a nossa gloriosa UJS, por ter conseguido mais uma vez aglutinar diversos setores do Movimento Estudantil, em torno das melhores idéias e propostas para a UNE. Foram muitas as consquistas e vitórias, agora precisamos consolidar e avançar, para que possamos garantir uma Universidade Democrática e que seja a favor de pautar os problemas da nossa nação.
    Viva a combatividade e a vitalidade da UNE!!!

  • Ursula Maia Icapuí  
    13/08/2009 13:32

    Gostaria muito de Saber se vcs tem conhecimento sobre ocaso da UVA,nos municipios do interior do ceara! Aguardo respostas!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.