Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

João Amazonas - um grande revolucionário brasileiro  

Vídeos inéditos na internet contam trajetória de João Amazonas


Quando João Amazonas morreu, deixou para trás um belo e honroso legado de lutas em prol do povo brasileiro. Nascido em 1º de janeiro de 1912, em Belém, filho de um padeiro e uma doméstica, o operário, filho autêntico do povo brasileiro, foi um dos maiores nomes que o país teve na luta contra o atraso, pela justiça social e pelo socialismo. Nestes dois vídeos inéditos na internet, um pouco dessa história é contada.

Os vídeos foram feitos em dois momentos distintos. O primeiro, foi uma homenagem do PCdoB ao dirigente, feito logo após sua morte. O segundo retrata o momento de seu último pedido: que suas cinzas repousassem sobre as terras da região do Araguaia, onde a guerrilha foi dizimada pela ditadura militar.

“A trajetória teórica e política de João Amazonas foi fundamental para o PCdoB se desvencilhar do revisionismo e poder seguir adiante seu caminho, mantendo seu nome e seu programa”, disse Pedro de Oliveira, assessor de comunicação e um dos responsáveis pela realização dos vídeos quando ocupava a secretaria de Comunicação do PCdoB.

“Com sua ajuda, o partido pôde enfrentar e vencer a batalha ideológica advinda da queda da União Soviética e do campo socialista do Leste Europeu. O partido chega agora ao seu 12º Congresso como resultado do florescimento de suas próprias ideias e o aumento de sua força política, vitória que está diretamente ligada ao legado de Amazonas”, completou.

Nos vídeos, depoimentos variados procuram dar a dimensão da importância de Amazonas. Um deles é o do hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apoiado pelo PCdoB e por Amazonas desde 1989. Ele destaca a “coerência, combatividade e compromisso de Amazonas com os excluídos da sociedade brasileira”.

“Desde que entrei no PCdoB, não pensei em outra coisa que não fosse o partido”, declarou o próprio Amazonas.

O Partido Vivo publica os vídeos em sua homenagem pela passagem dos sete anos de sua morte dia 27 de maio de 2002.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

1 Comentário:

  • Ivo Braga  
    28/05/2009 00:14

    Belo documentário!
    João Amazonas é ícone para aqueles que almeijam construir o socialismo, não deixou de travar a luta por uma nova sociedade em nenhum momento de sua vida. Muito válida a homenagem. Vale citar que também postei o vídeo em meu blog, o que deve ser feito por todos os patriotas e democratas do Brasil!

    "João Amazonas, eterno guerrilheiro. Herói dos comunistas e do povo brasileiro!"

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.