Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Globo tira TV Diário do ar  

Essa seria a manchete dos jornais cearenses se eles não tivessem o rabo preso

A crise do IBOPE que leva os diretores da TV Globo ao desespero e baixaria. Mais um golpe estúpido, sujo e baixo da Rede Globo de televisão, em aniquilar, destruir os seus potenciais concorrentes através de fortes pressões, ameaças e imposições mesquinhas, como se ainda estivéssemos na época das origens sinistras da Rede Globo – a Ditadura Militar.

A TV Diário é uma emissora de televisão aberta surgida no Ceará que com ousadia e disposição vem exibindo uma programação produzida a distancias do eixo-emissor da comunicação brasileira. De certa forma é um dos únicos focos de resistência na comunicação televisiva do Brasil, diante a agressividade das redes formadas a partir do sudeste.

Chega a ser um exemplo de competência (mesmo com a qualidade de sua programação questionada, porque "reproduz", com o sotaque e o jeito cearense de fazer, muita anormalidade assistida nas emissoras sulistas ditas "donas do Brasil"). Ligada ao Sistema Verdes Mares de Comunicação, forte grupo econômico cearense, que também administra a afiliada da TV Globo em Fortaleza. Este mesmo grupo está prestes a colocar uma nova afiliada da Rede Globo, desta vez no Juazeiro do Norte (interior cearense).

O dilema mais que problemático está ai, na mesma casa que acolhe duas emissoras afiliadas da Globo, tem levado em diante o projeto polemizado e ameaçador que é a TV Diário. A emissora cearense cresceu muito em proporções de audiência em todo o Brasil, e agora ameaça determinados nichos de mercado da poderosa emissora sulista (que não pretende ceder espaço aos concorrentes, já que a Rede Record vem aos poucos deixando a Globo para trás, imagina se surge mais uma poderosa em pleno Nordeste?).

Não há clausula no contrato da TV Globo com as afiliadas que citem este item de que é proibido o mesmo grupo possuir outra emissora via satélite para todo o Brasil, entretanto, como a ameaça de perda de pública da Globo agora é uma realidade, esta emissora sulista de TV está pressionado os membros da TV Diário (os seus diretores e todo o seu cast de apresentadores) no sentido de que a TV Diário deixe de ser exibida em rede nacional (via satélite).

O objetivo da Rede Globo é "cortar o mal pela raiz", é proporcionar um desmonte em tudo o que a TV Diário já conquistou, em poucos anos de vida. A TV do Nordeste corre o risco de ser transmitida apenas em caráter local e alguns pontos do interior do Ceará. Tudo por conta do medo da Globo de perder espaço, audiência, e assim, perder parte dos seus lucros, com a baixa no preço dos anúncios nos blocos de comerciais e patrocinadores.

Os donos do Sistema Verdes Mares e o enigma da censura: seria mais viável financeiramente se aventurar no risco da conquista através da TV Diário em rede nacional, e desta forma perder de vez as duas fortes emissoras afiliadas da Rede Globo no Ceará? Ou ficar engolindo sapo dos inescrupulosos sulistas e fazer a coisa da forma que eles querem, agüentando as chicotadas calados, e ficar com a margem de lucro pequena na TV Diário, mas se manter com a certa arrecadação constante das duas emissoras globais no Ceará?

Diante o caos da escravidão do poder financeiro foi que ontem (20/02) aconteceu uma reunião turbulenta na cúpula da TV Diário (a mesma sede da afiliada da Rede Globo cearense) para comentar este drama de esmagamento geral da Globo sobre a TV do Nordeste entre os seus apresentadores. Infelizmente os diretores das duas emissoras cearenses não se deram de conta nem de separar o ambiente de trabalho da Globo local e da TV Diário (um erro).

A desgraça é que a Rede Globo na frente das suas câmaras é contraria as intolerâncias, e por detrás dos focos prega agressivamente a sua própria intolerância, numa hipocrisia jamais vistas em reconhecer os seus potenciais concorrentes. Está mais do que na hora de uma instituição pública de regulamentação do setor dos meios de comunicações tradicionais começar a intervir na pressão sofrida pela TV Diário ao massacre Global (se é que também já não foi comprada pela moeda do defunto Marinho).

Caso a TV Diário ceda as pressões, coitado do Edson Queiroz (fundador do Sistema Verdes Mares de Comunicação) que deverá estar se roendo por inteiro (esteja onde estiver) na dor de ver o seu projeto de conquista ser encolhido por forças ocultas globais sulistas. Ache bom ou ache ruim, a TV Diário vai abrir mesmo as pernas?, é isto!

Fonte: Site de Notícias Miséria

MATÉRIAS RELACIONADAS:

5 Comentários:

  • dutra  
    29/03/2009 17:05

    Bom...meu comentario relata-se num simples dizer.
    Moro em caratinga MG.na br 116 e sinto muito com esta decisão pois sou fam desta emsora e senti muito quando foi tirada do ár,porque e um canal de programação de a presentadores e atores com sutaques proprios de sua região,espero que em breve receberemos novos sinais de tv desta região.
    Parabens aos organisadores destas programações,e tambem para o ceara.

    Grato;ELON DUTRA DE FARIA

    elond.faria@hotmail.com

  • Anônimo  
    06/05/2009 13:36

    Quero informar aos responsáveis pela trnsmissão de imagem, que o canal 20desta Emissora esta fo
    ra do ar, nos horarios nobres. Sabendo que resi
    do na Cidade de Serra Negra, SP.

  • Anônimo  
    06/05/2009 18:47

    Após informar sobre a ausencia do canal 20, em
    horário nobre na Cidade de Serra Negra, SP. o si
    já foi restabelecido. A imagem está ótima. Obri-
    gado.

  • Anônimo  
    16/10/2009 00:55

    A WestCard - Administradora de Cartões de Crédito está se instalando aqui em Fortaleza, veio de uma pequena cidade do interior do ceará chamada Juazeiro do Norte, o dono do negócio é Rudolf Porcino, e ele está com o seu nome sujo por lá. Como nao deu mais pra continuar na cidade, veio abrir a empresa dele aqui na Capital.

    Tenho um amigo que tem familiares lá, que me contou muitas histórias.
    Essa empresa não tem uma boa fama, e vem de fora.
    Ela é muito parecida com a Oboé Card, mas não tem nem comparação, a Oboé é uma grande empresa de responsabilidade e confiança.

  • Artemilson Amorim  
    20/07/2010 13:41

    É Vergonhoso para o sistema verdes mares se submeter a um jogo desse. Eu teimei em não acreditar que seria a globo que teria tirado a tv diario do ar, até porque eu achava que essa tv nao ameaçaria a globo. Mas se o grupo verdes mares tinha o sonho de ter uma rede de tv a parti do nordeste, o sonho acabou. Creio que a rede globo jamais teria a coragem de recindir com a tv verdes mares por conta da tv diario, porque se ela deixasse a tv verdes mares para onde ela iria. nenhuma outra tv do ceará vai onde a verdes vai. Jamais pensei que os diretores do grupo verdes mares fossem tão submissos. Não era um telespectador assiduo, mas estou envergonhado com esse comportamento dos dnos grupo verdes mares.Hoje em muitos lugares do Ceará, a gente não tem mais acesso a programação local, das TVs do Ceará, e a TV Diário era uma forma que a gente tinha de ter as informações de Fortaleza e outras cidades importantes, além das notícias do Nordeste. Tenho saudades da TV Diário via satélite.

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.