Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

UJS Ceará realiza grande Congresso Estadual  

O clima era de euforia e descontração. Desde a noite de sexta (16/05) os ônibus com as delegações do interior haviam começado a chegar no Liceu Vila Velha. Alguns dos delegados tinham enfrentado mais de 10 horas de viagem pra chegar à Fortaleza, mas nem o cansaço e o sono eram capazes de tirar o ânimo dessa galera.

Na manhã de sábado (17/05), enquanto acontecia o credenciamento das bancadas, 300 jovens se espalhavam alegremente pelo pátio da escola. Num canto se formava uma roda de capoeira, enquanto noutro a turma se reunia em torno de um violão, já naquela ponta se viam alguns rapazes ensaiando passos de break, além do zumzumzum onipresente das animadas conversas entre camaradas felizes pelo reencontro. Entretanto, quando menos se esperava, todos paravam subitamente para engrossar o coro de uma palavra de ordem uníssona e belamente desafinada.

Às 10h da manhã, na quadra da escola, houve a apresentação da esquete "Brasil de João e Maria", encenada pelo grupo de teatro da UJS de Araripe, mostrando a realidade da nossa gente sofrida.

Logo em seguida aconteceu a abertura política do congresso. Estiveram presentes várias entidades (UNEGRO, UBM, MOVELOS, UNE, UBES e CTB), David Barros, representando a Juventude do PT, Túlio Menezes, da assessoria de juventude do governador, Lula Morais, deputado estadual do PCdoB, Ossi Ferreira, que falou em nome da Direção Nacional da UJS e Maria Pereira, secretária de juventude do PCdoB Ceará. As falas saudaram os delegados presentes ao congresso e versaram sobre o novo momento político que o mundo atravessa hoje e o papel que a UJS deve assumir, enquanto uma entidade de massas, cujo coração continua sendo o movimento estudantil, mas com capacidade para atuar melhor em mais frentes de luta.

Para encerrar as atividades as atividades da manhã aconteceu a apresentação dos rappers Mariano e Felipe (Comunidade Messejana) que cantaram suas músicas de contestação e rebeldia contra a opressão e a miséria a que estão sujeitos os jovens da periferia das grandes cidades.

Depois do almoço, às 14h aconteceram as oficinas de Hip Hop, Maracatu, Capoeira, Fotografia, Fanzine e a exibição de curtas-metragens no auditório da escola. A oficina de Hip Hop, facilitada pelo Preto Rap e por Bob PTG, articulador do Nação Hip Hop no Ceará, foi a mais concorrida, com mais de 100 participantes. No final dessa parte da programação o Maracatu Áz de Ouro, o mais antigo grupo de maracatu do Ceará (108 anos), conduziu o cortejo de todos os oficineiros e seus participantes de volta à quadra. Foi um fuá de atabaques, tambores e berimbaus cadenciando o canto daquelas vozes felizes.

Às 16h começaram os grupos de discussão que debateram as diversas frentes de atuação da UJS tomando como base a Tese estadual e a Tese nacional.

Encerrando as atividades do sábado aconteceu o Painel "Movimento Estudantil Secundarista", conduzido por Roberto dos Santos, Ex-diretor da UBES e ex-presidente da UMES Fortaleza e Ivo Braga, atual diretor regional da UBES no Ceará. O objetivo de ter um momento específico no congresso para se discutir apenas o movimento secundarista foi o de fortalecer e dar prioridade a atuação da UJS Ceará nessa importante frente que é uma permanente fonte de renovação da nossa militância e nicho de formação de quadros.

Na manhã de domingo (18/05) os trabalhos do congresso tiveram início com o Painel "A Luta pelo Socialismo na América Latina", com o palestrante convidado Joan Édson, do Instituto Maurício Grabois e membro da escola nacional de formação do PCdoB. Além de falar sobre os 160 anos de lançamento do Manifesto Comunista, 90 anos da Revolução Russa e 80 anos do nascimento de Che Guevara, Joan atacou violentamente à história oficial e os livros de ensino médio que escondem a verdadeira odisséia de lutas do povo brasileiro e cearense. O debate foi acalorado e mais 50 inscritos puderam fazer suas intervenções em cima do tema da palestra.

À tarde houve a Plenária Final do Congresso Estadual. Primeiro foram votadas as propostas feitas nos grupos de discussão apresentadas pela Comissão de Sistematização. Em seguida a Comissão Eleitoral assumiu o comando da mesa e submeteu à votação dos delegados os nomes dos 130 delegados eleitos para o Congresso Nacional (São Paulo, 12 a 15 de Junho) e a nova Direção Estadual da UJS Ceará- ambas as nominatas foram aprovadas por aclamação.

Algumas alterações importantes aconteceram no tamanho e formato da direção. Com o aumento do número de direções municipais organizadas e de filiados (eram 12, agora são 31 direções municipais e eram 1300, agora são 2500 filiados no estado), o pleno da direção também se expandiu (eram 22, agora são 40 membros). No corpo da Executiva as pastas de movimento estudantil secundarista e universitário fundem-se em uma só e deixam de ser ocupadas pelos diretores das entidades de massas, mas estes continuam na Executiva, que dessa forma passa a ter 10 membros. Outra novidade é a criação de 7 pastas com função executiva dentro do pleno sob a orientação da Secretaria de Movimentos Sociais. Confira no final da matéria o nome de todos os membros da nova Direção Estadual da UJS Ceará no biênio 2008-2010.

No encerramento do congresso houve uma emocionante homenagem ao militante histórico da UJS de Fortaleza, Roberto dos Santos. Ele, que foi Secretário de Formação nessa última gestão, agora se despede da UJS para cumprir outras tarefas no PCdoB e na UFC, onde é um pesquisador em início de carreira e se prepara para tentar o mestrado. Tendo iniciado sua militância no grêmio de sua escola, aos 14 anos, Roberto disse estar feliz por ter dedicado 15 anos da sua vida à essa organização combativa que é a UJS. Comovido, Roberto disse que muito mais ganhou ele em apredizado para o mundo com a UJS e que o marxismo-leninismo, instrumento de análise crítica e arma fundamental para a transformação da sociedade continuarão sendo as lentes através das quais ele encara a vida e por tudo isso ele agradece à UJS.

Muito mais agradece a UJS pelos muitos anos de luta constante e incansável que você dedicou a UJS Roberto, fica aqui também a homenagem do nosso blog.


Nova Direção Estadual da UJS:

Executiva Estadual

Edílson Cavalcante- Fortaleza- Presidente
Marcelo da Silva- Fortaleza- Secretário de Mov. Estudantil
Niara Farias- Fortaleza- Secretária de Finanças
David Aragão- Fortaleza- Secretário de Comunicação
Gerson Meneses- Fortaleza- Secretário de Organização
Camila Silveira- Fortaleza- Secretária de Formação
Mario Gustavo- Fortaleza- Secretário de Mov. Sociais
Rudiney de Souza- Fortaleza- Diretor da UNE
Ivo Braga- Fortaleza- Diretor da UBES
Flavio Vinicius- Fortaleza- Presidente da UJS Fortaleza

Pleno da Direção com função executiva

Carol Sales- Fortaleza- Secretária de Mov. Étnico-racial
Túlio Meneses- Fortaleza- Secretário de PPJ
José do Rego Falcão- Fortaleza- Secretário de Jovens Trabalhadores
Claudia Lima (Claudinha- Fortaleza- Secretária de MOv. GLBTT
Ívina Carla- Fortaleza- Secretária da Frente de Mulheres
Nayara Vieira (Nah)- Fortaleza- Secretária de Cultura
João Filho- Maranguape- Secretário de Mov. Hip Hop

Pleno da Direção

Carlos Alcides- Fortaleza
Cíntia- Araripe
Edson PTG- Potengi
João Batista- Maranguape
Joana D’arc- Araripe
Narcélio- Graça
Patrícia Saraiva- Fortaleza
Carlos Patrick- Sobral
Raimundo- Taúa
Raquel- São Gonçalo do Amarante
Roberto Shuster- Quixadá
Thiago- Aracati
Tânia- Itapipoca
Ribamar- Itapipoca
Vagner- Caucáia
Dalton- Meruoca
Regnoberto- Potengi
Olavo- Crateús
Gilcivan- Aracati
Edinúsia- Granja
Andréa Duavy- Fortaleza
Alysson- Juazeiro do Norte
Jonas- Sobral

Por David Aragão,
Secretário de Comunicação da UJS Ceará.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

1 Comentário:

  • Rudiney  
    22/05/2008 22:13

    É isso ai galera, conseguimos realizar um dos maiores congressosda UJS no Estado do Ceará. Nos abidicamos de vários finais de semana com a família, para podermos constituir 31 Direções Municipais (DM) e realizar o 10º Congresso estadaul da UJS com muitos debates, discussões, oficinas e muita irreverência, assim como é a juventude brasileira. Agora é hora nos mobilizarmos para o 14º Congresso NAcional, promover muitas lutas e convidar mais jovens para ingressar na gloriosa UJS.

    Viva o 14º Congresso Nacional da UJS!!!
    Viva a UJS!!!
    Viva a juventude brasileira!!!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.