Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

4º Congresso municipal da UJS Fortaleza  

A alegria e a descontração marcaram o 4ª Congresso Municipal da União da Juventude Socialista de Fortaleza, que ocorreu no último dia 03 de maio, na tradicional Escola Estadual Justiniano de Serpa. Sem perder de vista seu caráter político, objetivo principal deste evento, o congresso chamou a atenção por sua dinâmica e irreverência, além de eleger a sua nova direção e os seus delegados para a etapa estadual.

Durante o ato político, que iniciou o congresso e que contou com a presença de representantes de diversos setores do movimento social, os filiados soltaram a voz com palavras de ordem que inflamaram quem estava presente. Mesmo aqueles que participavam pela primeira vez do congresso da UJS demonstravam a satisfação de ver toda aquela galera colocando para fora o seu sentimento de orgulho de pertencer a essa entidade. Alguns convidados, principalmente antigos militantes da UJS, se emocionaram com toda aquela manifestação.

Passado esse momento, Preto Rap - militante da UJS e do movimento Hip Hop – agitou o público com sua música de protesto, inspirada na experiência de quem vive na periferia de Fortaleza. Para acompanhar o ritmo do som, a moçada acenava com a mão.
O presidente do comitê municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luis Carlos Paes, abriu o debate sobre a conjuntura nacional e internacional. Após sua exposição, foi a vez dos delegados opinarem sobre a situação do Brasil e do mundo. As diversas intervenções enriqueceram a discussão, chamando a atenção para a necessidade de ampliar o protagonismo da UJS nos próximos anos, levando em conta as mudanças ocorridas recentemente em nosso país e no mundo.

Após o almoço aconteceram as oficinas de maracatu, grafite e Pa kua (arte marcial chinesa). Nessas atividades, os delegados tiveram a oportunidade de conhecer diversas manifestações culturais de uma forma bem humorada, com a cara da juventude.

Os grupos de discussão debateram as frentes de atuação da UJS e apontaram as diretrizes para a atuação nos próximos dois anos. Novas frentes foram discutidas nesse congresso e apresentaram boa aceitação por parte dos filiados, principalmente nas áreas da cultura, meio ambiente e jovens trabalhadores. São espaços que a UJS de Fortaleza não atua cotidianamente, mas que demonstram um grande potencial.

Na plenária final, foram eleitos os delegados para a etapa estadual do congresso da UJS e, também, a nova direção municipal da entidade. O atual presidente, Flávio Vinicius, foi reconduzido ao cargo. Esse novo time terá a responsabilidade de consolidar a direção da capital do estado e intensificar a participação da UJS na vida política da cidade de Fortaleza e entre os movimentos juvenis.

Flávio Vinícius,
Presidente da UJS-Fortaleza.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

4 Comentários:

  • David Aragão  
    07/05/2008 00:24

    Valeu pela matéria Flávio, que pena que eu não pude participar da minha etapa, o grande congresso de fortaleza; estava acompanhando outros congressos no interior.

    Mas essa é a melhor parte, a UJS crescendo em todo o estado e a gente tendo de se desdobrar em muitos para manter o pique!

    Parabéns UJS Fortaleza!!!

  • Anônimo  
    07/05/2008 11:26

    Parabéns, para a UJS fazendo grandes congressos municipais em todo estado e não podia ser diferente na capital cearence, Parabéns mais uma vez a todos e todas que fazem parte desse coletivo tão combativo como toda a UJS em todo Brasil.
    Mário Gustavo

  • ?!  
    07/05/2008 20:49

    A cada evento, manifestação, encontro, ato político, curso ou, simplesmente, uma reunião de núcleo vemos que essa Entidade tem muito a crescer, pois a cada dia mostra renovação e ousadia. A própria renovação já é uma ousadia, pois não devemos ficar presos aos mesmos métodos e as mesmas pessoas!

    O 4º Congresso da UJS da capital do Ceará mostrou que essa Juventude tem potencial! Em um dia de chuva, muitos jovens foram a um mesmo local para definir metas e conhecer a sua Direção.

    Agora é a hora de agir! O 4º Congresso foi apenas o começo de uma nova fase da UJS-capital. E devemos chamar a todos os filiados a participar da construção de um mundo melhor!

    UH! JOTA! ÉSSE! =D
    UJS!

  • fabiano  
    11/10/2008 11:21

    ei se vcs souberem onde tem escola de breack dance em fortaleza min fala por favor meu msn e fabianosouza007@hotmail.com

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.