Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

UNE realiza ato na FEAACS contra as fundações privadas  

Conseguindo aglutinar em torno do Dia Nacional de Lutas nas Federais as principais forças dentro do movimento estudantil da UFC, a UNE realiza nesta quinta-feira, a partir das 18h, grande ato na FEAACS (Av. da Universidade, N° 2431) pedindo o fim das fundações privadas e auditoria nas suas contas. Leia abaixo a nota elaborada pelas organizações que participam da construção do ato:

É de conhecimento de todos a crise que se instalou na Universidade de Brasília – UnB, a partir da comprovação do uso indevido do dinheiro público para decorar luxuosamente o apartamento funcional do REItor, Timothy Mulholland, através da FINATEC (“fundação de apoio” vinculada à UnB). Diante destes fatos, os estudantes conseguiram através da mobilização e da ocupação da Reitoria, a renúncia do REItor e do seu vice.

Mas essa luta contra as fundações de apoio, ou melhor dizendo, fundações privadas, continua, pois essa é a realidade de todas as universidades públicas brasileiras. As fundações ditas de apoio foram criadas nos anos 70 e começaram a proliferar e se fortalecer nos anos 90, como instrumento para captar financiamento, principalmente privado, para as universidades públicas.

Na UFC, existem várias fundações privadas (CETREDE, FCPC, FACEP - antiga ACEP, ASTEF e ACEG, entre outras). A presença dessas fundações na nossa universidade traz vários prejuízos para nós estudantes. É o caso dos estudantes da FEAACS, onde muitos professores deixam de lecionar na graduação e passam a priorizar apenas os cursos pagos de pós-graduação, oferecidos pela ACEP. Resultado: disciplinas sem professores, a infra-estrutura das salas dos cursos pagos são as melhores, e mais, utilizando todo espaço público para favorecer a “privatização parcial da universidade”.

Por isso, a União Nacional dos Estudantes e o Movimento Estudantil da UFC, convocam todos os estudantes a se mobilizarem neste dia Nacional de Lutas nas Federais! Exigimos:

• O fim das fundações privadas nas universidades públicas e imediata auditoria pública nas suas contas!

• O fim das fundações privadas nas universidades públicas e imediata auditoria pública nas suas contas!

• Democracia! Eleições diretas para Reitor/a e paridade nos conselhos deliberativos!

• Acesso e Permanência! Mais vagas públicas, reserva de vagas e Assistência Estudantil!

• Rever os processos de afastamento dos professores que estão lecionando nas pós-graduações pagas!

Ato na FEAACS a partir das 18h, nesta quinta, dia 17/04. Venha participar da luta por uma educação pública, gratuita e socialmente referenciada!

David Aragão, Secretário de Comunicação da UJS-Ce.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

2 Comentários:

  • Bruno  
    16/04/2008 23:17

    O PSTU só se isola estando fora da UNE, o CONLUTE está cada vez mais perto de implodir e até os aliados preferenciais deles, como o PSOL, cada vez mais reconhecem a importância de permanecer dentro da UNE.

    Acompanhei aqui pelo blog a Jornada de Lutas da UNE e da UBES e vi as várias forças do ME participando lá e construindo o consenso nas grandes lutas. Isso é saber fazer política.

    Tenho até simpatia pelo PSTU, sei que há muitos camaradas bem-intencionados entre eles, mas desses jeito tenho certeza de que eles vão sumir mesmo!

    Parabéns aí pra galera da UJS pelo sítio eletrônico. Sempre atualizado.

    Saudações a todos!

  • Ex-militante do CONLUTE  
    17/04/2008 23:23

    VOLTA PRA UNE PSTU!!!

    VOLTA PRA UNE PSTU!!!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.