Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Conferência Estadual de Juventude começa neste sábado  

A etapa final da I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude é destinado à jovens e adultos de 15 a 29 anos. O evento acontece nos dias 12 e 13 de abril (sábado e domingo), no Centro de Convenções; à partir das 8 horas de sábado tem início o credenciamento dos delegados eleitos nas etapas regionais e municipais (a programação completa está logo abaixo).

Além de promover o direito à participação, o encontro também deve fortalecer a rede social e institucional relacionada ao tema juventude, identificar desafios e prioridades de atuação para o poder público e mudar o patamar de compreensão da sociedade sobre o tema.

Com o lema: Levante sua bandeira, a Conferência é um passo fundamental no desenvolvimento das políticas públicas voltadas para a juventude. A ação fortalece o debate público em todo o Estado construindo as bases para o Plano Decenal de Políticas Públicas de Juventude e fortalecendo a rede institucional ligada ao tema.

As conferências municipais e regionais já mobilizaram mais de 4 mil jovens de 166 municípios na discussão de 15 temas: Educação, Ciência e Tecnologia, Juventude no Campo, Meio Ambiente, Trabalho Renda e nova forma de inserção, Cultura e Identidade Regional, Acessibilidade e Pessoas com Deficiência, GLBTTT (Gays, Lésbicas, Bisexuais, Transexuais, Travestis e Transgeneros), Gênero, Comunidades Tradicionais, Segurança Integral, Esporte Lazer e Tempo Livre, Qualidade de Vida e Vida Saudável, Participação Juvenil e Gestão de Políticas Publicas de Juventude.

A expressão “políticas públicas de juventude” ganhou força no momento em que se diagnosticavam as fragilidades que caracterizam a condição juvenil nos dias de hoje e, ao mesmo tempo, a importância de inserir o tema juventude na pauta das questões nacionais tornando os jovens interlocutores ativos na formulação, execução e avalização das políticas públicas a eles destinadas.

Confira a programação:

Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude.

Data: 12 e 13 de abril

Local: Centro de Convenções do Ceará – Av. Washington Soares, nº 1141.

12/04

09h Credenciamento dos delegados;

13h Atividade cultural;

14h Abertura Oficial;

15h Leitura do Regimento e abertura da inscrições de chapas para eleição de delegados à Conferência Nacional;

15h30 Encerramento do Credenciamento;

15h30 Conferência magna;

19h Jantar

20h Atividade cultural.

13/04

08h Instalação da mesa diretora;

08h30 Trabalho nas Câmaras Temáticas - Apresentação eixos temáticos da 1ª Conferência Estadual/Nacional de Políticas Públicas de Juventude - Votação dos delegados à Conferência Nacional;

12h30 Almoço;

14h Plenária final (priorização das propostas, mercado livre, ranqueamento das propostas, apresentação dos delegados eleitos);

18h Encerramento;

19h Jantar

Serviço:

Fonte: Sítio do governo do estado.

Leia abaixo o material da UJS para a conferência:

Conferência Estadual de Juventude: UJS PRESENTE!

Hoje é a juventude que mais sofre com a violência e o desemprego no Brasil. Segundo o IBGE, os jovens representam mais de 50% dos desempregados do país e 41% das vítimas de todas as mortes violentas nos centros urbanos. Não podemos deixar de nos perguntar se o precário acesso a educação, cultura, esporte e lazer a que estão sujeitos a maior parte da nossa juventude tem alguma coisa a ver com isso.
Aqui no Ceará somos atualmente 2 milhões de jovens, entre 15 e 29 anos, dos quais 73% estão na linha de pobreza. Todos os anos cerca de 100 mil heróis conseguem concluir o ensino médio em nosso estado, mas destes apenas 25 mil conseguem ingressar na universidade, enquanto o restante vai engrossar as imensas filas de desempregados ou, sem nenhuma perspectiva, são forçados a entrar para o mundo do crime.
Por isso é que a União da Juventude Socialista (UJS), juntamente com outros atores da sociedade civil está participando da Conferência de Juventude do Ceará com o intuito de debater, elaborar e propor políticas públicas para a juventude (PPJ) que respeitem a opinião dos movimentos juvenis. A UJS também acredita que toda essa discussão não vai sair do papel se não for criado o Plano Estadual de Juventude, construído em sintonia com o plano nacional, para os próximos 10 anos, porque só assim as PPJ poderão se tornar uma estratégia permanente do poder público, ao invés de continuarem sendo apenas ações esporádicas de uma ou outra gestão.

Principais propostas da UJS:

•10% do PIB para a Educação.

•Criação da Secretaria Estadual de Juventude.

•Regulamentação imediata do Conselho Estadual de Juventude.

•Ampliação em 40% das vagas no ensino superior público, com garantia de qualidade e Reserva de Vagas para estudantes oriundos da escola pública.

•Pela regulamentação do ensino privado e restrição do capital estrangeiro.

•Passe livre ilimitado nos municípios, implementação imediata da meia macrorregional e pelo respeito à meia cultural.

•Contra a redução da idade penal de 18 para 16.

•2% dos recursos da União para o esporte.

•Pela discriminalização das drogas.

•Pela legalização do aborto.

•Implementação e divulgação da lei Maria da Penha.

•Pela aprovação imediata do projeto de lei 122-06, que criminaliza a homofobia.

•Promoção do software livre e direito autoral livre para fins acadêmicos.

•Redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

6 Comentários:

  • Renata  
    12/04/2008 00:08

    A gente se vê na conferência galera!!!!

  • Anônimo  
    12/04/2008 00:11

    e os stalinistas não param de crescer com o dinheiro da ubes e da une!

    CRESCE! CRESCE! SAI DA UJS!

  • Ivo Braga  
    12/04/2008 09:38

    e os troskos palhaços não cansam de invejar a MAIOR Juventude Organizada do Brasil!

    CRESCE! CRESCE! VEM PRA UJS!

  • Túlio  
    15/04/2008 16:46

    Camaradas,
    a relação dos delegados eleitos para a I Conferência Nacional de Juventude está disponível no sítio do Governo do Estado do Ceará (www.ceara.gov.br).
    Para varia a UJS foi a juventude organizada que mais elegeu delegados para a etapa nacional da Conferência.
    Viva a juventude brasileira !
    Viva a União da Juventude Socialista !

  • DENIS PEREIRA  
    16/04/2008 13:45

    É ISSSO AI UJS,ADOREI TA NA ESTADUAL COM VCS!!!
    SENTI O CALOR QUE E A ENERGIAS Q ESSE GRUPO TEM PARA COM AS CAUSAS SOCIAIS!!
    UM ABRAÇO PESSOAL, A GENTE SE Vê!!

  • David  
    16/04/2008 22:16

    Valeu Denis! Seja bem vindo a essa nação de 50 mil jovens no país! O primeiro passo vc já deu se filiando a UJS, espero que muitos outros venham pela frente. Um grande abraço de seu condiscípulo de Letras.

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.