Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Estudantes cearenses às ruas dias 27 e 28 de março  

Desde a nefasta era FHC, a educação nas escolas públicas brasileiras vem gradualmente sendo atacada e sucateada e as entidades estudantis, diante das grandes máfias que só querem saber do dinheiro das carteirinhas e mais nada, têm se desmontado.

Nesse período, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) sempre estiveram à frente da luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade e por um Brasil justo e soberano. Hoje a história não podia ser diferente e por isso as nossas entidades convocam os estudantes cearenses para, nos dias 27 e 28 de março, construírem uma grande Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Educação.

Sob o mote: “Educação de Verdade: mais verbas, democracia e qualidade”, a Jornada vai do 24 ao dia 28 de março, estudantes de todo o país se engajarão na luta em defesa da educação e levantarão também bandeiras especificas de cada localidade.

Aqui no Ceará dois atos importantes estão marcados, o primeiro no dia 27 ainda não tem um roteiro confirmado, mas ao que tudo indica mobilizará em direção a ETUFOR, protestando contra o atraso no recebimento da carteirinha gratuita e reivindicando a autonomia das entidades na revalidação do processo 2008.

O segundo ato acontecerá no dia 28 e já tem horário e local confirmados, a concentração está marcada para às 14h, na Praça da Bandeira. De lá os estudantes sairão em manifestação até a Praça do Ferreira onde será realizado um ato em homenagem ao estudante secundarista Edson Luís, que completa agora 40 anos de morte. Na ocasião os estudantes levantarão as seguintes bandeiras:

Mais Verbas! 10% do PIB para a Educação.
Pelo fim da DRU! E pela derrubada dos vetos ao PNE.

Acesso à universidade: expansão das vagas públicas e RESERVA DE VAGAS.
Pela limitação do capital estrangeiro na Educação.

Qualidade na Educação!
Gestão democrática nas escolas e universidades.

Meio Passe Estudantil e Meia Cultural!
Autonomia das entidades na emissão e revalidação das carteiras.

Contra as Fundações Privadas nas Universidades Públicas cearenses!
Lugar de professor é na sala de aula.

Portanto, estão todos convocados a construir uma grande e vitoriosa jornada de lutas aqui no estado. Temos a obrigação moral de honrar o nome de Edson Luís de Lima Souto que teve sua vida ceifada lutando por um Brasil mais justo, colocando milhares de estudantes, jovens e adultos nas ruas de Fortaleza! Agora é colocar a mochila nas costas, passar nas escolas, universidades e demais entidades do movimento social brasileiro e ir à luta!

Edson Luis Vive!
Viva a UBES 60 anos!

Entidades que participam da jornada:
UNE, UBES, UJS, PCdoB, UBM, UNEGRO, MOVELOS, CTB, CUT, FETRACE, SEACONCE, SINTUFC, ADUFC PCR, UJR, PSOL, ANDES, MR8, JR8, MARACATU AZ DE OURO, UNEFORT, UESM, AME/Caucáia, UMES/Maranguape, UMES/Aquiraz, DCE/UVA Sobral, DCE/CEFET, DA DO CENTEC/Limoeiro do Norte, CA de Direito/FA7, CA de Direito da UNIFOR, CA DE Design/FIC, CA de Contábeis/UFC, CA de Música/UFC, FBFF, Grêmio do Hilza Diogo, Grêmio do Liceu Vila Velha, Associação Comunitária do Bairro Ellery, Grêmio do CERE/Ant° Bezerra, entre muitas outras entidades.

Fonte: Rudiney Souza (Diretor da UNE/Ceará) e Ivo Braga (Diretor da UBES/Ceará).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

3 Comentários:

  • Marcelo Lima  
    22/03/2008 11:31

    OLá camaradas... gostaria de anunciar pra vcs o recem criado BLOG da UJS - ITAPIPOCA.

    www.ujsitapipoca.blogspot.com

    Saudações SOCIALISTAS!!!

  • UJS-Ce  
    22/03/2008 16:42

    Parabéns aos camaradas de Itapipoca pela iniciativa de criarem o seu blog.

    Mais um espaço na internet empenhado na luta pela construção do socialismo!

    UJS PRESENTE!

  • Vagner  
    25/03/2008 14:18

    Dia 28, na jornada em fortaleza, estarão presentes os estudantes dos colegios públicos dos Bairros de Caucaia: Tabapuá, Potira, jurema e Metropole, unidos pela uma educação de qualidade.

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.