Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Mais sobre o curso e a plenária  

Photobucket
Pronto galera, comecem a preparar a viagem, aqui estão os detalhes que faltava divulgar sobre o curso e a plenária.

Local do Curso e da Plenária: Prainha- Aquiraz. Endereço: Mana’s Festas, Ruas Estanislau Tavares n° 43, Prainha.

Taxa de inscrição: R$15,00 (quinze reais) para Fortaleza e região metropolitana e R$10,00 (dez reais) para demais cidades, não havendo outra taxa para a Plenária. Essa simbólica taxa garante a estadia, alimentação (3 refeições) durante os 4 dias, material didático e o certificado.

Curso Estadual de Formação: de 21/02 (quinta) a 23/02 (sábado).

Plenária: dia 24/02 (domingo), de 8h às 16h.

Dicas importantes:

- Não deixe de trazer rede ou colchonete para maior comodidade no alojamento.

- Essa é muito importante para quem vem de cidades mais distantes e terá maiores gastos com passagens. No dia 21/02 (quinta), às 13h, vai estar saindo um ônibus gratuito de Fortaleza para Aquiraz (Praça da Bandeira, centro, em frente a escadaria da Faculdade de Direito da UFC).

Clique aqui para baixar a programação completa do 1º Curso estadual de Formação e da Plenária.

Só lembrando que estão convocados a participar do curso e da plenária toda a Direção Estadual, pelo menos um representante ou membro de cada Direção Municipal, além dos municípios convidados.

Contatos e Informações:

Marcelo Silva- Secretário de Organização- silva.65@gmail.com e (85)8819-1138.

Roberto dos Santos- Secretário de Formação- formacaoujsce@hotmail.com e (85)3284-3974.

A seguir temos uma matéria escrita pelo Roberto, o dito-cujo supracitado, a principal mente pensante do nosso curso de formação. Tá show de bola, dêem uma sacada!

Novas sobre o Curso Estadual de Formação Nível 1

A formação é um campo que deve ser muito valorizado pela militância de uma organização de luta. Ainda mais quando se trata de uma entidade como a nossa que trava combate contra o status quo capitalista. O estudo e a reflexão crítica e inovadora, mais disciplinada, deve ser meta cara perseguida pelos militantes da UJS enquanto política da entidade, mas também cultura coletiva e individual em que cabem as iniciativas, desde que com espírito voltado para a luta real e com seu afinco direcionado em esforço cuidadoso para que frutos dele possam germinar.

Desde o ano passado que toda a UJS, a partir de nossa Direção Nacional, foi chamada a um novo esforço de implementar cursos, desta vez com formato mais ou menos unificado, implementados pela rede organizativa da UJS e em sintonia em seus 3 níveis (nacional, estadual e municipal), de forma a preparar nossa militância para os grandes desafios que nos esperam.

Assim a Direção Nacional elaborou um modelo de curso nível 1, que deverá ficar a cargo de ser organizado por direções municipais e quando necessário pelas estaduais, e já organizou também, no último mês o primeiro curso de nacional de nível 3 (o material e grade do curso nível 2 ainda está em fase de elaboração). Através de um esforço coletivo conseguimos condições de assegurar uma boa participação de nosso estado no curso nacional, no caso nesse primeiro N3, reunindo condições de envio de 3 camaradas, com a contribuição da DM-Sobral, que assegurou um participante.

Mas não pára por aí! Realizaremos nos dias 21, 22 e 23 deste mês o primeiro curso estadual de nível 1, a partir da base apresentada pela diretoria nacional de formação, que sofreu pequenas alterações em nossas mãos (heheheh!!!). Mas fiquem tranquilos: foram mais no formato. O curso , portanto , transcorrerá a partir da noite de uma quinta-feira, tendo instalada sua mesa de abertura às 18h30, seguida da primeira aula, com convidados especiais, até a noite de sábado, turno este que será também de aula. Seu formato é o de um curso interno ou internato e seus participantes serão os mesmos da Plenária Estadual que ocorrerá no dia seguinte, 24 de fevereiro, no mesmo local. O endereço do curso e plenária será o Mana’s Festas, pousada a beira-mar situada na Prainha em Aquiraz (olha as coisas melhorando!).

O curso será composto por seis aulas em seis turnos, com apostila e certificado para quem cumprir a maior parte de sua carga horária. As aulas versarão sobre a conjuntura nacional, internacional, a tradição e percurso de lutas de nosso povo, noções fundamentais do marxismo, história e concepção da UJS, nossa concepção de atuação nos movimentos estudantis e juvenis em geral e sobre os desafios e perspectivas que se colocam na atual quadra política e histórica para nossa organização. Apesar de parecer pesado deverá contar com dinâmicas, recursos pedagógicos e momentos livres para estudo e descontração, além de uma festa ao final de um de seus dias (sexta).

Clique aqui para baixar Apostila Nível 1 e o Complemento Apostíla 1.

Bibliografia: “Por que e como Estudar”, de Nereide Saviani. Audácia – Resolução do Comitê Central do PC do B. Resolução do 13º Congresso da UJS (Itens 33 a 92). A Estrada vai além do que se vê - Resolução do 13º Congresso da UJS (Itens 1 a 29). A Concepção de Movimento Estudantil da UJS – Resolução do 9º Congresso da UJS. A Ação da UJS nos Movimentos Juvenis - Resolução do 13º Congresso da UJS (Itens 157 a 237). Manifesto da UJS. Revista Socialismo com a Nossa Cara e (complementar com o item) “A UJS no Biênio 2004-2006”, pontos 97 a 113 das Resoluções do 13º Congresso da UJS. Vídeo O Povo na Luta Faz História do Curso Básico em Vídeo (CBV) Brasil Outros 500 e cópia do módulo. 500 anos de luta na Construção de um povo, uma cultura e uma nação novos – documento do CC do PC do B. Vídeo sobre o Socialismo do CBV e cópia do mesmo módulo. O Manifesto do Partido Comunista – Karl Marx e Friedrich Engels. Pequeno Guia do Marxismo – Bernardo Joffily.

Matéria escrita por Roberto dos Santos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

2 Comentários:

  • André  
    12/02/2008 12:24

    Massa esse curso, vejo vcs lá galera! Como já dizia o velho Lênin "Sem teoria revolucionária, não há ação revolucionária".

  • Ramon Fonseca  
    15/02/2008 16:44

    Boa iniciativa da UJS Cearense!
    Não esqueçam de debater a questão ambiental também no curso, qualquer coisa eu posso recomendar uns textos. ramonimj@yahoo.com.br

    Saudações Revolucionárias

    Ramon Fonseca

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.