Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Como foi o curso e a plenária?  

Photobucket
Entre os dias 21 e 24 de fevereiro, na Prainha, cidade de Aquiraz (região metropolitana de Fortaleza), a UJS cearense realizou a primeira edição do Curso de Formação de Nível II, seguido no último dia por sua plenária estadual.

Contando com a presença de 18 cidades e mais de 60 participantes credenciados, a atividade reuniu representantes de várias direções municipais e membros da direção estadual da UJS, além de lideranças do movimento secundarista, universitário, Jovens Trabalhadores, Hip Hop e também dirigentes do Movê-los! (Movimento pela Livre Orientação Sexual), entidade criada por militantes da UJS na frente GLBTT.

Photobucket

Parte integrante do esforço da direção nacional em criar uma nova cultura de formação na UJS, o curso estadual contou a história de lutas da UJS no Ceará e no Brasil, desde o seu surgimento, tratou sobre o papel da juventude nos embates políticos no Brasil e na América Latina nas últimas décadas e introduziu uma visão mais aprofundada dessa grande ciência que é o socialismo.

Foram convidados a ministrar aulas no curso, entre outros, o presidente estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes- o Patinhas, o secretário estadual de formação do PCdoB e coordenador do Instituto Maurício Grabois no Ceará, Benedito Bizerril, a secretária de Juventude do PCdoB, a socióloga Maria Pereira e os ex-presidentes da UJS-Ce Flávio Arruda, Marcelo Nogueira e Andréa Oliveira.

Photobucket

Depois três dias de muito estudo e de intensos debates a galera ainda estava no pique para a plenária estadual, no domingo, que recebeu a presença do nosso diretor nacional de finanças, Anderson Passos- o Ganso, que apresentou a versão preliminar da tese que conduzirá as discussões em torno do 14º Congresso Nacional da UJS, “Se o Presente é de Luta, o Futuro nos Pertence”, que acontecerá na cidade de São Paulo entre os dias 29 de maio e 1º de junho.

Logo em seguida, Edilson Cavalcante, presidente da UJS-Ce expôs a proposta de tese da direção estadual ao seu 10º Congresso, intitulada “Eu vou à Luta com essa Juventude”; fato inusitado, já que essa é a primeira vez que a UJS cearense elabora uma tese local, contemplando problemas e análises específicas do estado que a tese nacional não pode e nem deve abarcar. Foram aprovados também a data e os possíveis locais de realização do congresso, 15 a 17 de maio, nas cidades de Aquiraz, Maranguape ou Fortaleza.

Por fim, a plenária encaminhou a construção de diversas entidades municipais secundaristas, a reconstrução da UEE no Ceará, as campanhas de massa da UJS e a meta ousada de saltar de mil para cinco mil jovens filiados nesse processo de congresso em todo o Ceará.

David Aragão- Secretário de Comunicação da UJS-Ce.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

2 Comentários:

  • Rudiney  
    26/02/2008 13:38

    É isso ai galera, foi dada a largada para o nosso 10º Congresso Estadual e 14º Congresso Nacional, após 3 dias de estudo sobre a UJS e sobre o Socialismo, agora é o momento de aprofundarmos as discussãoes nas teses apresentadas na nossa última plenária. Vamos apresentar a UJS, para a galera da Escola, da Universidade, do Trabalho, do nosso amigo, para os amigos,é preciso que a juventude cearense conheça a UJS, e venha participar dela tb, para construir uma Nova Sociedade, sem exploração do homem pelo homem, e que todos os jovens possam ter acesso a educação, ao trabalho, a saude, a moradia e ao lazer.
    Viva a UJS!

    Rudiney
    Secretário Estadual de Movimento Universitário da UJS.

  • Roberto  
    07/03/2008 13:12

    Gostei muito da galera que foi pro Curso e apesar que participei pouco da Plenária - por questões de organização mesmo, achei-a representativa e objetiva. Agora...Olhando de novo a foto do Curso/Plenária, a foto da galera, né... Fiquei pensando. Por que foram tão posistas? Porque atrás tinha um monte de super-heróis (que eles encobrem, logo quase nem se nota)? De qualquer forma a foto ficou irada! Tão parecendo a Liga da Justiça, um lá inclusive tá quase alçando vôo...

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.