Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Termina a I Conferência de Juventude de Fortaleza  

Depois de três dias de intensas atividades chega ao fim a I Conferência Municipal de Juventude de Fortaleza, com a deliberação de 15 diretrizes básicas que nortearão a elaboração do Plano Municipal de Juventude para os próximos dez anos e com a eleição de 2 delegados para a I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude e de 5 delegados para a I Conferência Estadual de Juventude (sendo que o poder público indica 1 nome para cada uma dessas etapas). Confira ao final da matéria os nomes dos delegados eleitos e dos seus suplentes.

Realizada entre os dias 15 e 17 de janeiro, no Centro de Convenções, a conferência de Fortaleza era esperada com grande expectativa. As reuniões preparatórias em todas as 6 regionais da cidade tinham conseguido aglutinar em torno de 600 jovens e, na terça à noite, quando aconteceu a abertura do evento com o show da banda de reggae Dona Lêda, mais de 1700 fortalezenses de 15 a 29 anos já haviam se inscrito, sendo que o número máximo estabelecido de delegados era somente 1200.

Na quarta pela manhã, depois de a Coordenadoria de Juventude do município, responsável pela organização, ter apresentado o documento base da conferência e submetido aos delegados a aprovação do seu regimento interno, a plenária decidiu prorrogar até às 14h o credenciamento dos delegados que ainda estavam ausentes, mas mesmo assim apenas 500 delegados se credenciaram até o final do prazo. Uma quebra entre o número de delegados inscritos e credenciados já era esperada, entretanto ela foi muito maior do que se podia imaginar, talvez pelo local escolhido para a conferência- o luxuoso, bem equipado e distante Centro de Convenções de Fortaleza.

À tarde, quando teve início a discussão nas 15 câmaras temáticas (Educação, Ciência, Tecnologia e Comunicação, Meio ambiente, Trabalho, renda e novas formas de inserção, Cultura, Acessibilidade e jovens com deficiência, Diversidade sexual, Jovens mulheres, Raça, etnia e religião, Esporte, lazer e tempo livre, Agricultura Urbana, Segurança integral, Participação juvenil, Saúde e qualidade de vida e Gestão de políticas públicas de Juventude). As diretrizes e as ações tiradas a partir do debate nos grupos servirão de subsídio à construção do Plano Municipal de Juventude, conforme compromisso assumido pela prefeita Luizianne Lins. Mais uma vez apresentações culturais encerraram as atividades à noite.

Na quinta pela manhã aconteceram duas mesas de debates, Juventude e políticas públicas: cenários nacional, estadual e municipal e Juventude e desenvolvimento integral, valorização da diversidade e respeito aos direitos humanos, sustentabilidade e qualidade de vida. No período da tarde a comissão de sistematização apresentou e submeteu ao plenário de delegados as diretrizes e ações elencadas pelos grupos. Devido ao atraso no horário essa parte da conferência foi prejudicada, já que os relatórios de 15 grupos temáticos tinham de ser votados. Espera-se que um relatório melhor redigido e mais bem elaborado, contendo todas as diretrizes e ações aprovadas, seja disponibilizado ao público o mais brevemente possível pela Coordenadoria de Juventude.

Enfim chegou o momento mais esperado e emocionante da conferência, a eleição dos delegados. Três grupos de juventude organizados polarizaram as articulações e arranjos que se desenrolaram nos bastidores, o IJC (Instituto de Juventude Contemporânea, dirigida pela tendência petista Articulação), a UJS (União da Juventude Socialista, juventude do PCdoB) e o Terra Azul (ONG dirigida pela tendência petista Democracia Socialista, a qual pertence a atual prefeita Luzianne Lins). O MH2O (Movimento de Hip Hop Organizado, também ligado ao PT), geralmente influente devido ao trabalho que realiza em várias áreas da periferia da cidade, decepcionou e chegou à conferência enfraquecido por diversos rachas internos. Outras forças menores também estavam presentes, mas um bom número de delegados eram jovens para quem a conferência era a primeira experiência de luta política.

Mais de 10 delegados se candidataram a vaga da nacional e mais ou menos 20 a vaga da estadual. Enquanto se organizavam as defesas de candidatura, os militantes da UJS esquentavam o auditório puxando suas palavras de ordem (CULTURA, ESPORTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO/A JUVENTUDE QUER FAZER REVOLUÇÃO!). A UJS já tinha chamado a atenção no dia anterior, na hora do almoço, ao realizar uma animada reunião aberta onde 15 jovens independentes ingressaram em suas fileiras, assinando fichas de filiação.

Depois das intervenções dos candidatos, já com a plenária um pouco esvaziada porque muitos delegados dependiam de transporte cedido pelas regionais da própria prefeitura e tiveram de ir embora, procedeu-se à votação. Depois de um rápido lanche foi divulgado o resultado. No encerramento da conferência, depois dessa verdadeira maratona de debates e discussões, apresentou-se a banda Koda, tocando pop-rock nacional, fazendo a alegria dos muito dispostos que ainda tinham pique para cantar e pular.


2 delegados e 2 suplentes a I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude (27 a 30 de abril, em Brasília/DF) :

-Jersey Oliveira de Albuquerque (IJC), delegado eleito com 81 votos.

-Francisco Cristiano Alves da Costa, suplente eleito com 64 votos.

-Delegado e suplente indicados pelo poder público (segundo Afonso Sousa, Coordenador de Juventude da PMF, os nomes serão divulgados apenas na próxima semana, o delegado terá de ser forçosamente uma mulher para atender o regime de cotas de 50% dos eleitos de ambos os sexos).

5 delegados e 5 suplentes a I Conferência Estadual de Juventude (28 a 30 de março):

-Adriano Rodrigues dos Santos (IJC), delegado eleito 70 votos.

-Wescley Costa do Sacramento (UJS), suplente eleito com 31 votos.

-Daniel Paulo Silva, delegado eleito com 42 votos.
-Gleison Rodrigues da Silva, suplente eleito com 28 votos.

-Niara Farias Rodrigues (UJS), delegada eleita com 36 votos.

-Lidiane Rodrigues de Sousa, suplente eleita com 27 votos.

-Lara Alves da Silva (Terra Azul), delegada eleita com 31 votos.

-Raylka Franklin Sousa Freitas, suplente eleita com 10 votos.

-Delegado e suplente indicados pelo poder público (segundo Afonso Sousa, Coordenador de Juventude da PMF, os nomes serão divulgados apenas na próxima semana).


David Aragão, Secretário de Comunicação da UJS-Ce
Foto: Ivo Braga

MATÉRIAS RELACIONADAS:

3 Comentários:

  • Antonio Carlos  
    24/01/2008 16:44

    Eu achei massa essa conferência, principalmente a nossa atuação!!! Rsrsrs! UJS na veia bro!

  • Darvid Aragão- Diretor de Comunicação  
    26/01/2008 10:12

    Com certeza camarada, os novos espaços que estão se construindo em todo país para discussão de políticas públicas para a juventude são de vital importância para a UJS, tanto pela possibilidade de elaboração quanto de crescimento que eles proporcionam. Várias outras conferências ainda estão para acontecer no Ceará, regionais e municipais.

    Dentro em breve vou estar disponibilizando aqui no blog um calendário com todas as dtas e locais, fiquem de olho!

    Um abraço a todos!

  • Norbelia Duarte Siebra  
    29/01/2008 12:45

    olá camaradas !
    fico cada vez ,mais orgulhosa de ver como a ujs vem se mostrando cada vez mais uma juventude atualizada acompanhando o desenvolvimento das geraçoes.tenho uma sugestao, que tal mostrar muitas fotos das atividadades da ujs durante esse tempo de grande lutas até os dias de hoje?vcs quem sabe.beijos

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.